O SURGIMENTO DOS SUPERMERCADOS



O SURGIMENTO DOS SUPERMERCADOS

 

Os primeiros supermercados apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida (alimento) e deixou que as pessoas se servissem sozinhas.

E tinha um detalhe importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes – o autoatendimento, aliás, é a característica que distingue um supermercado dos outros tipos de loja que comercializam alimentos. Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo.

Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil. Por aqui, o primeiro supermercado foi o “Sirvasse”, aberto em 1953 em São Paulo. Já os hipermercados, irmãos crescidos dos supermercados, chegaram nos anos 80. “O supermercado comercializa cerca de 8 mil itens, enquanto o hipermercado oferece de 20 mil a 50 mil itens”, afirma a publicitária Heloísa Omine, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Com toda essa sofisticação, o preço baixo deixou de ser a única estratégia para turbinar as vendas. Hoje, os supermercados adotam poderosas estratégias de marketing em cada centímetro das prateleiras e dos corredores – existem até mesmo softwares especiais para organizar melhor as mercadorias, demonstrando gratuitamente fica claro de como essa “ciência da venda” funciona nos templos de consumo.

 

(FONTE https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-supermercados/ - Por Marina Motomura - access_time 4 jul 2018, 20h24 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49 )

 

O significado de supermercado e hipermercado:

1.          Hipermercado: supermercado de grandes proporções (em que a área consagrada à venda é superior a 2.500 m2), com atendimento do tipo self-service e ampla variedade de mercadorias (inclusive móveis, carros etc.).

2.          Supermercado: grande estabelecimento comercial de autosserviço onde se exibem à venda mercadorias variadas (gêneros alimentícios, artigos para limpeza doméstica e higiene pessoal, bebidas, artigos para a casa etc.)




Layout de lojas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TENDENCIAS PARA LOJAS DE VAREJO

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE LOJAS (CHAVE NA MÃO)

EXPOSITORES PARA LOJAS